MINICURSOS ACEITOS

Minicurso 1


Título: Acessibilidade Digital na Prática: Conhecendo o Modelo e-MAG e Ferramentas de Avaliação de Interfaces Web
Autores: Alberto Oliveira (USP) e Marcelo Eler (USP)
Horário: Terça-feira (06/06) das 18:00h às 22:00h
Resumo:Quando Tim Berners-Lee criou a World Wide Web, em 1989, ele afirmou que a Web é para todos, independente de hardware, software ou capacidade física e mental. Essa sentença caracteriza o conceito de acessibilidade digital, que embora esteja relacionado às pessoas com deficiência, a sua aplicação se estende a qualquer pessoa. Segundo o IBGE, no Brasil há aproximadamente 45 milhões de pessoas com alguma deficiência. Elas tem o direito, garantido em lei, de acessar qualquer conteúdo disponibilizado na Web. Desde o surgimento do governo eletrônico brasileiro nos anos 2000, a acessibilidade digital vem sendo regida por meio de legislações especificas. Em 2004, o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) foi criado e sua utilização tornou-se obrigatória em ambientes digitais governamentais. Em tempos de empoderamento do cidadão como peça chave na Governança Digital Participativa, a acessibilidade digital torna-se um elemento fundamental para propiciar o acesso à informação e a participação de todos. Neste minicurso, o participante aprenderá as recomendações de acessibilidade do e-MAG para o desenvolvimento de interfaces web acessíveis e como usar ferramentas para avaliar a acessibilidade de interfaces diversas. Embora criado para ser usado pelas instituições públicas, o e-MAG pode ser usado para desenvolver qualquer aplicação web acessível.

Minicurso 2


Título: Gestão de Projetos de SI com Project Model Canvas
Autores: Mônica Mancini (USP) e Edmir Prado (USP)
Horário: Quinta-feira (08/06) das 18:00h às 22:00h
Resumo: Tanto a literatura científica como as publicações voltadas à área de SI têm destacado inúmeros casos de projetos que excedem os recursos financeiros e os prazos estipulados, ou não entregam as funcionalidades originalmente especificadas. O Project Model Canvas tem sido adotado por várias organizações para reduzir esses problemas. Dentro desse contexto, este minicurso tem como objetivo apresentar e aplicar os conceitos de gestão de projetos em sistemas de informação (SI), utilizando essa metodologia. A metodologia Project Model Canvas utiliza conceitos de gerenciamento de projetos, neurociência e design thinking para simplificar a elaboração de um plano de projeto. O minicurso é composto por duas etapas: a primeira tem duração de 45 minutos (20% do minicurso), na qual são apresentados os conceitos teóricos; e na segunda, os participantes são divididos em grupos para atividade prática (80% do minicurso). O Project Model Canvas facilita o processo de governança de projetos de SI, o que torna o minicurso aderente ao tema do SBSI 2017: sistemas de informação para governança com envolvimento e protagonismo do cidadão.

Minicurso 3


Título: Sistemas de Sistemas de Informação e Ecossistemas de Software: Conceitos e Aplicações
Autores: Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG, ICMC/USP, Université de Bretagne-Sud); Rodrigo Santos (UNIRIO) e Renata Araujo (UNIRIO)
Horário: Terça-feira (06/06) das 18:00h às 22:00h
Resumo: Softwares de sistemas de informação (SI) têm precisado interoperar para fornecer novas funcionalidades, formando sistemas de larga escala denominados Sistemas de Sistemas de Informação (SdSI). SdSI são compostos por SI pré-existentes, com grande potencial para inovação e criação de novos negócios. Compreender suas peculiaridades é essencial para desenvolver a próxima geração de SI, para que operem em ambientes distribuídos e abertos, adaptem-se dinamicamente a mudanças, e atuem de modo confiável. Ao mesmo tempo, cada SI de um SdSI forma um ecossistema de software (ECOS), que compreende relações técnicas, de negócio e sociais que afetam a forma como o SI influencia no negócio que apoia. O entendimento das relações intrínsecas entre SI, SdSI e ECOS torna-se essencial para o progresso na concepção de SI nos próximos anos. O objetivo deste minicurso é apresentar os fundamentos de SdSI e ECOS, bem como abordagens para a sua modelagem e análise em conjunto, de modo a potencializar a compreensão do negócio apoiado pelo SI e seus impactos no processo de desenvolvimento de SdSI. Casos reais serão analisados em uma dinâmica com os participantes.