Exemplo 2

A professora propôs o seguinte desafio aos seus alunos, vamos fazer um caça ao tesouro. Para isso é preciso seguir algumas dicas para traçar o caminho no mapa. Partindo de 0 ande 120 unidades para frente e gire 90º para a direita. Agora siga 120 unidades para a frente. A ideia é formar uma cruz aberta. Quais são os próximos comandos ? Quantos ângulos de 90º apareceram ?

Resolução:

Passo 1 – Como a ideia é formar uma cruz aberta, e o ambiente tem um limite de espaço, a dica é colocar o robô para sair no “meio” da tela. Assim sendo, teríamos essa imagem de configuração de ambiente:
configuração ambiente
Passo 2 – Colocar na tela principal os comandos já descritos no exercício, e após isso colocar o robô para executar, sendo que após ele parar de andar se deve apertar a tecla H e W para ver o caminho já formado com esses comandos.
comandos já descritos
imagem formada já descrita

Passo 3 – Após ter visto a imagem formada na tela do ambiente, temos uma noção do que falta para a cruz aberta ser feita. Sendo assim, voltamos na tela principal e juntamos os comandos que falta para a imagem ser formada nos já existentes.
comandos
Passo 4 – Colocando o robô para executar os comandos, temos na tela de execução após apertar as teclas H e W a imagem da cruz aberta formada, sendo assim já podemos definir a quantidade de ângulos de 90º formados. No caso da cruz aberta, existem 10 ângulos de 90º, sendo quatro ângulos externos e seis internos.
imagem formada cruz aberta