4.Estruturas de Controle

Introdução e conceito

     Ao redigir um algoritmo, nem sempre todos os comandos devem ser executados, ou seja as vezes existem condições para que determinada ação seja tomada, por exemplo, se alguém tem sede, então toma água. Esse exemplo ilustra uma condicional, onde a condição é estar com sede e a ação é tomar água.

    Os comandos de controle condicional permitem que sejam definidas várias ações para cada condição, porém se uma das condições for selecionada, o programa não repetirá a ação, para solucionar este tipo de caso existem duas opções, repetir manualmente o bloco condicional ou usar uma estrutura de repetição que será explicado em outra subseção.

    Uma condicional é composta pelas condições e ações, ela não está restrita à apenas uma condição e uma ação, pelo contrário, uma condicional pode ser composta por infinitas ações e condições, que determinam o que e quando deve ser feito. Resumindo, essa estrutura faz com que o “computador” possa decidir qual deve ser seu próximo passo, com base em algum dado fornecido.

Aplicações e métodos

     O uso de de estruturas de controle, é notável em quase todos os softwares atuais, é amplamente aplicado em aplicativos moveis (se uma tecla x for tocada, faça uma determinada ação), robótica (se um sensor de distancia do robô detecta um objeto ele executa uma ação como desviar), automação (se esta escuro ascende uma lampada se não apaga), etc. E as estruturas condicionais também são usadas fora do âmbito computacional, como nos relés, onde as condição é receber um pulso elétrico para efetuar uma ação.

     No AsimovBotsEdu, existem blocos dedicados à esse tipo de estrutura e se localizam no item “Controles” – subitem “Se”. Para usa-los, basta seguir como nas figuras abaixo:

bloco if simples explicado

bloco if composto explicado

bloco if multiplo explicado

     Em todos os blocos, após efetuar as ações neles contidas o programa continuará a ser executado com o que está abaixo do bloco, ou seja, o bloco não se repetirá.

Outras ferramentas

   As ferramentas a seguir são normalmente utilizadas junto com as de controle citadas acima. No software, elas se encontram no item “AsimovBotsEdu”.

comandos