1. Conjunto dos números naturais

Conceitos:

Pertencem ao conjunto dos naturais os números inteiros positivos, incluindo o zero. Sua representação se dá pela letra N. Os elementos desse conjunto podem ser representados por:
N = {0,1,2,3,4,…,∞}

Operações com números naturais:

-> Adição: tem por finalidade reunir dois números naturais em um só número, sendo que para isso se deve somar ambos os números.
Por exemplo, 1 + 2 = 3.

-> Subtração: tem por finalidade reunir dois números naturais em um só número, sendo que para isso se deve retirar uma quantidade referente ao segundo número natural do primeiro.
Por exemplo, 5 – 4 = 1.

-> Multiplicação: tem por finalidade adicionar o primeiro número denominado multiplicando ou parcela, tantas vezes quantas são as unidades do segundo número denominado multiplicador.
Por exemplo, 3 x 9 = 27.

-> Divisão: dados dois números naturais, às vezes precisamos saber quantas vezes o segundo está contido no primeiro, sendo assim deve-se ser feita a divisão. No conjunto dos números naturais, nem sempre é possível dividir um número natural por outro número natural, quando isso acontecer, a divisão não é exata.
Por exemplo, 36 : 4 = 9.

 -> Potenciação: para dois números naturais n, a expressão m^n (lê-se: m elevado a n) é um produto de  fatores iguais ao número m.
Por exemplo, 3² = 3 x 3 = 9.

-> Raiz quadrada: consiste em determinar o número natural que elevado ao quadrado resulta em outro número natural.
Por exemplo, √25 = 5.

 Representação da relação entre dois números naturais em termos de quociente e resto:

Em toda a divisão, o produto do quociente pelo divisor, adicionado ao resto é igual ao dividendo. Ou seja, (quociente : divisor) + resto = dividendo.
Por exemplo, 36 : 9 = 4, resto = 0 -> 4 x 9 + 0 = 36.