3.Variáveis

Introdução e Conceito

O ensino de variáveis é um conceito importante para o aprendizado de algoritmos, uma vez que é uma ferramenta que possibilita diversas ações no campo da lógica. Como já se sabe, um algoritmo é uma série de passos para solucionar um determinado problema, e, muitas vezes, é necessário o uso de variáveis para resolvê-los.

Variável, como o próprio nome já indica, é normalmente uma letra que guarda um valor que pode variar.  Essa variação se dá de acordo com o contexto do problema abordado.

Aplicações e Métodos

Por exemplo, em uma família, o pai é 10 anos mais velho que a mãe, e o filho possui 1/3 da idade da mãe. Sabe-se que a soma da idade da mãe mais a do pai é de 70. Qual a idade da mãe? E a do filho?
O primeiro passo do algoritmo para resolver esse problema é escolher variáveis para nomear as idades e, depois, relacioná-las através de uma expressão matemática simples: se chamarmos a idade do pai de x, a da mãe de y e a do filho de f, temos que x = y+10 e x+y = 70. Depois, é só resolver o sistema proposto: temos que o pai tem x = 40 anos e a mãe y = 30 anos. Assim, o filho tem f = y/3 anos , ou seja, 10 anos.

Na programação, as variáveis são utilizadas com o objetivo de armazenar dados e modificá-los através de uma determinada lógica. Além disso, ao utilizar uma variável, pode-se mudar seu valor uma única vez, ao invés de reescrevê-lo em todo o programa.

Na plataforma AsimovBotsEdu, existe o item “variáveis”, que possui a opção “definir item para” e “item”. Com essas ferramentas, é possível modificar o nome “item” para o nome de uma variável escolhida pelo usuário.

variaveis-conceitovariaveis-conceito2