2.Introdução à Lógica de Programação

Introdução e conceito

     Para o aprendizado de algoritmos é essencial que o estudante tenha noção de como se resolver problemas lógicos de maneira mecânica, ou seja, de um modo que em determinadas condições poderá ser aplicado e funcionar adequadamente em qualquer caso, para isso faz necessária a aplicação de métodos para desenvolver este tipo de raciocínio.

     Este material traz explicações e problemas sobre lógica, além de maneiras sistêmicas e mecânicas para resolvê-los, com isso o estudante terá de criar algoritmos para solucionar os problemas, o que estimulará o raciocínio e a capacidade de desenvolver programas mais elaborados.

     Antes de começar, é considerável que se saibam o conceito de algoritmo. Um algoritmo, nada mais é do que uma série de passos, ordenados, que resolve determinado problema em determinadas condições.

Aplicações e métodos

     O uso de algoritmos pode ser considerado global, todos os computadores, celulares, entre outros dispositivos corriqueiros do dia a dia, são programados com algoritmos para as mais diversas funções desde um simples comando como ligar e desligar de um botão até os mais elaborados jogos e aplicativos que se vê. Porém algoritmos desse porte não são nada triviais, e é necessário muita prática para construí-los, mas existem algumas maneiras de se facilitar a resolução de problemas, e a montagem do “passo a passo”, alguns desses métodos ajudam a visualizar o problema como no caso dos diagramas de blocos e da representação por desenho