Exemplo 1

Na letra maiúscula H há segmentos paralelos e segmentos perpendiculares. Troque ideias com seus colegas a respeito desse exemplo e depois, faça o mesmo com as letras abaixo. Sabendo que o robô deve sair da ponta superior esquerda de cada letra e descrever a trajetória dessa ou quando a letra encostar no chão do ambiente, ela dele sair desse ponto de encontro.
Após isso diga qual é o perímetro da figura formada.

(a) T

exercicio t

(b) F

F

(c) E

E

(d)  I

I

Resolução :

(a) Para resolver a letra maiúscula T devemos seguir o seguinte roteiro :

1º passo : Arquivo -> Configuração de ambiente, aqui devemos formar um “T” com os obstáculos e configurar o robô para ele sair no canto superior esquerdo e chegar no bloco abaixo deste. O aspecto visual desse passo será :

aspecto visual t

2º passo : Descrever os comandos que o robô deve executar.

comandos perimetro exemplo 1 arrumar

3º passo : Colocar o robô para executar esses comandos por meio do menu arquivo -> executar.

4º passo: O AsimovBotsEdu contém uma ferramenta na qual é possível se calcular a distância total percorrida, que no caso é equivalente ao perímetro da figura. Através das teclas H e Q no ambiente virtual se têm acesso a esses dados. O perímetro da figura formada é 1380 unidades.

(b) Para resolver a letra maiúscula F devemos seguir o seguinte roteiro :

1º passo : Arquivo -> Configuração de ambiente, aqui devemos formar um “F” com os obstáculos e configurar o robô para ele sair no canto inferior esquerdo e chegar do outro bloco,ou seja, no canto inferior direito. O aspecto visual desse passo será :

configuração ambiente F

2º passo : Descrever os comandos que o robô deve executar.

COMANDOS F

3º passo : Colocar o robô para executar esses comandos por meio do menu arquivo -> executar.

4º passo: O AsimovBotsEdu contém uma ferramenta na qual é possível se calcular a distância total percorrida, que no caso é equivalente ao perímetro da figura. Através das teclas H e Q no ambiente virtual se têm acesso a esses dados. O perímetro da figura formada é 1440 unidades.

 

(c) Para resolver a letra maiúscula E devemos seguir o seguinte roteiro :

1º passo : Arquivo -> Configuração de ambiente, aqui devemos formar um “E” com os obstáculos e configurar o robô para ele sair no canto superior esquerdo e chegar no bloco abaixo deste. O aspecto visual desse passo será :
configuração ambiente E

2º passo : Descrever os comandos que o robô deve executar.

comandos E

3º passo : Colocar o robô para executar esses comandos por meio do menu arquivo -> executar.

4º passo: O AsimovBotsEdu contém uma ferramenta na qual é possível se calcular a distância total percorrida, que no caso é equivalente ao perímetro da figura. Através das teclas H e Q no ambiente virtual se têm acesso a esses dados. O perímetro da figura formada é 1860 unidades.

(d) Para resolver a letra maiúscula I devemos seguir o seguinte roteiro :

1º passo : Arquivo -> Configuração de ambiente, aqui devemos formar um “I” com os obstáculos e configurar o robô para ele sair no canto superior esquerdo e chegar no bloco abaixo deste. O aspecto visual desse passo será :

configuracao ambiente I

2º passo : Descrever os comandos que o robô deve executar.

comando I

3º passo : Colocar o robô para executar esses comandos por meio do menu arquivo -> executar.

4º passo: O AsimovBotsEdu contém uma ferramenta na qual é possível se calcular a distância total percorrida, que no caso é equivalente ao perímetro da figura. Através das teclas H e Q no ambiente virtual se têm acesso a esses dados. O perímetro da figura formada é 1860 unidades.