1. Iniciante

     Nesta subseção há diversos problemas envolvendo os conceitos expostos anteriormente, e para um bom aproveitamento, os exemplos devem ser feitos pelo professor para que o aluno acompanhe a resolução, e os exercícios devem ser feitos pelos alunos após a explicação conceitual e apresentação dos exemplos.

     Obs.: para as imagens que contém o carrinho, considere a frente como sendo o lado que possui o circulo branco.

Exemplo 1

Faça um algoritmo em que o carrinho dê 3 voltas em torno das caixas (figura abaixo) e pare, usando estrutura de repetição.

exemplo I

Solução

Para a resolução deste exemplo basta aplicar uma estrutura de repetição simples e usar uma variável matemática para definir quantas vezes a ação irá se repetir. E para definir a ação faça o algoritmo para o carrinho seguir pelo caminho em vermelho. A solução deve ser similar a seguinte:

solução exemplo I

Exemplo 2

Resolva novamente o exemplo 2 do nível 1 das estruturas de controle, porém agora utilize estruturas de repetição. Segue o exemplo:

Faça um algoritmo em que o carrinho ande de 120 em 120 unidades até passar por 3 pontos, e depois disso, caso a distância percorrida pelo carrinho seja menor que 500 ele deverá voltar a posição inicial, do contrario girará por  3 segundos.

Mundo ex 2

Solução

Este exercício deve ser resolvido seguindo a mesma linha explicada em estruturas de controle, porém usa-se estruturas de repetição para evitar escrever excessos desnecessariamente. Segue imagem do algoritmo:

Solução exemplo II

A partir daqui, serão dados os exercícios que deverão ser resolvidos pelos próprios alunos, e ao fim da pagina as suas respectivas soluções.

Exercício 1

Faça um programa para que o carrinho dê uma volta em torno do retângulo da figura abaixo retornando à sua posição inicial, tendo como referências apenas os pontos de controle (nenhuma distancia deverá ser digitada pelo programador).

exercicio3

Exercício 2

De posse do mapa abaixo, faça um algoritmo no qual o carrinho ande em linha reta e desvie de todo obstaculo à 1 unidade de distância girando 90º para a direita, durante uma trajetória de 1000 unidades.

exercício4

Exercício 3

Faça o robô desviar dos obstáculos quando estiver a 60 unidades deles. Para desviar, o robô só poderá virar à esquerda 90° e deverá parar quando o número de pontos de controle for igual a 2. Inicie de acordo com a direção da seta vermelha.

Exercício 3

Exercício 4

O robô deve andar de 60 em 60 unidades até ficar a 60 unidades de distância do obstáculo posicionado em sua reta. Nesse momento, se ele passou por menos de 3 pontos de controle ele deve girar à direita 90° graus e andar até o próximo obstáculo 60 unidades. Se ele já passou por 3 pontos ou mais, deve parar.

Exercício 4