Esse nível envolve conceitos matemáticos referentes ao 7º e 8º ano, podendo também ser aproveitado para os alunos do 9º ano.
Exemplo 1
Considere as áreas verdes como “pontos de controle”. O robô anda x unidades até primeiro ponto de controle (alinhado diretamente acima do robô) e y unidades do primeiro até o segundo ponto de controle. Sabendo que x+y = 720 e y = 2x, faça um algoritmo para realizar essa tarefa.
1- O primeiro passo para resolver esse problema é solucionar o sistema de equações do primeiro grau. Feito isso, basta atribuir os valores encontrados às variáveis deixando y em função de x:
2- Por fim, basta colocar as variáveis nos comandos. Como o carrinho se encontra virado em uma direção diferente da desejada, coloca-se o comando “girar para esquerda 90 graus”.
Exemplo 2
Na situação abaixo, temos que x é a distância percorrida até o primeiro ponto de controle (verde) e y é a distância do primeiro ponto de controle até o segundo ponto. Sabendo que x+y = 720 e y = 2x, faça o robô alcançar o segundo ponto de controle. Observação:
- Para ir do início até o ponto de controle 1, o robô anda metade da distância “x” na horizontal e metade na vertical. O mesmo ocorre do ponto de controle 1 até o ponto 2.
1- Resolver o sistema de equações de primeiro grau x+y = 720 e y = 2x. Depois, definir uma variável x com o valor encontrado e uma variável y em função de x:
2- Como o robô sempre anda metade da distância total de x na horizontal e metade na vertical, o comando fica:
E o mesmo ocorre com a distância y:
Exercício 1
O robô recebeu a informação de que é necessário se locomover até o ponto de controle verde e retornar à sua base. No entando, não foi informado do valor da distância diretamente. A informação recebida foi apenas uma equação de primeiro grau em que o x é o valor da distância a ser percorrida: 3X + 5 = 1445. Resolva essa problema utilizando variável.
Exercício 2
Sabendo que o triângulo com a indicação dos ângulos na figura tem um perímetro de 540 unidades, faça o robô percorrer o caminho 1-2-3-4.
Exercício 3
O retângulo contido dentro do trapézio abaixo possui seu lado maior duas vezes o lado menor. Com as informações contidas na imagem e sabendo que a área desse retângulo é igual a 28800 unidades² e que “D” é igual a 169.7056275 unidades de comprimento, faça o robô percorrer o caminho indicado pela seta passando na rota vermelha.
Dica: no momento de montar a equação para encontrar o lado maior e menor do retângulo, utilize lápis e papel. No entanto não é necessário realizar os cálculos à mão, apenas passe a equação que encontrou para o programa.
Exercício 4
No desenho abaixo sabe-se que a medida de y (um dos lados do triângulo amarelo) é igual a 180 unidades. Sabendo que o perímetro do triângulo amarelo vale 614.558441 unidades, faça o robô percorrer a rota vermelha para se desviar dos obstáculos e alcançar o ponto de controle.